Quando você quer entregar mais transparência e segurança das suas ações ambientais, sociais e de governança corporativa, você precisa da melhor forma de dar lastro ESG do mercado. Com a eumostro você consegue conectar sua cadeia de valor ao mesmo tempo que coleta as confirmações dos seus prestadores de serviços. Isto garante rastreabilidade (lastro) ESG e vai mudar o patamar de transparência (confiança) que a sua marca entrega.

Onde o lastro ESG é fundamental?

Um dos exemplos mais claros está no desenvolvimento de projetos de carbono florestal, ou REDD+. São projetos que dificilmente serão desenvolvidos por um único ator, caracterizando-se assim, o trabalho de diferentes fornecedores de serviço para a geração de créditos de carbono. Nele temos fornecedores de serviços técnicos, como a HDOM, por exemplo, que pode ficar encarregada da coleta de dados primários (inventários florestais e diagnósticos socioambientais), quanto estudos de linha de base ou estoque de carbono. O desenvolvimento de um documento descritivo de projeto (PDD) também se faz necessário.

Devido a complexidade dos serviços, também é necessário incluir os mantenedores da área florestal, certificadores e validadores, dentre outros que potencialmente podem ser chamados a contribuir. São diferentes atores que, inevitavelmente, em uma evolução da forma atual de desenvolver confiança deste tipo de projetos, precisará de uma melhor forma de dar lastro ESG.

Podemos citar também as empresas que querem (ou precisam) mostrar conformidade de suas ações ESG. Atualmente todos os serviços relacionados aos aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa, como por exemplo, auditorias, treinamentos, verificações “in loco” etc. não comunicadas devidamente para o mercado. Isso gera, em muitos casos, uma falta de percepção de transparência do que a empresa está fazendo por trás do rótulo.

A eumostro conecta a cadeia e coleta validações

A eumostro traz uma inovação ao mercado de conectar e coletar as validações dos diferentes serviços prestados pela cadeia de valor em prol do desenvolvimento de projetos ESG. Por meio de uma plataforma tecnológica os diferentes atores são conectados e passam a compartilhar informações entre si. Registros e confirmações de serviços são feitos utilizando a tecnologia blockchain.

É uma “assinatura eletrônica” feita pelos fornecedores que, além de ficar registrado de forma imutável no sistema, pode ser compartilhado com o mercado por meio das histórias por trás do rótulo.

Mostre ações ESG nas histórias por trás do rótulo

Todos os serviços que a sua empresa faz internamente ou contrata de terceiros pode ser conectado com uma história (como chamamos nossos “posts”). É por meio delas que você mostra ao mercado (fornecedores, consumidores, colaboradores e acionistas) tudo o que a sua empresa faz de impacto na cadeia de valor. Quanto você associa esta história a um lastro ESG está, além de contar o que foi feito, conectando a ação com o seu prestador de serviços. Isso aumenta a transparência, confiança e interação entre o ecossistema ESG da sua marca.

Os fornecedores participando e validando suas ações na empresa entregam “lastro” à operação, ou seja, agora não é mais só você que informa que a ação aconteceu, mas outras partes validam isso. Na prática você cria um sistema que se “auto regula”, implicando na diminuição de custos de certificação, pois os pares atuam como validadores e amplificadores do impacto gerado.

Venda mais e melhor

O lastro ESG da eumostro vai ajudar a sua marca a vender mais e melhor. Com mais transparência e segurança do que você está fazendo por trás do rótulo, os consumidores vão ter a confiança necessária para comprar (ou ampliar) suas compras. A diferenciação de valor do seu ativo (como o crédito de carbono, por exemplo) tem valorização, pois consegue entregar não só o lastro ESG, mas também associar com o impacto gerado (lembra da conexão com as histórias?). Enfim, estamos em plena era da visibilidade radical e quanto mais você mostra, melhor para sua empresa.

Gostou ou precisa desta inovação na sua empresa? Consulte nosso plano LASTRO ESG ou entre em contato conosco e solicite uma demonstração. Não deixe de utilizar a eumostro, melhor forma de dar lastro ESG do mercado!