As shopping bags desenvolvidas pelo Estúdio RatoRói para a Concept Store Havaianas na Oscar Freire são recicladas e recicláveis. Isso significa que carregam mais transparência e menos resíduos para o mundo. E para contar essa história por trás da sua fabricação e a origem dos materiais utilizados, foi que a eumostro embarcou junto nessa ação.

O consumidor chega na Concept Store Havaianas na Oscar Freire , acessa o QR Code e encontra desde a origem de todo o plástico utilizado até quantas pessoas foram impactadas positivamente com a produção das Shopping bags. A inovação trazida para shopping bags dessa forma é a primeira que se tem notícia aqui no Brasil.

A Shopping Bag da Rato

O projeto das shopping bags de BYEPLASTIC foi baseado na recuperação do valor dos plásticos descartados, que em outro cenário não teriam mais utilidade, sendo mais um objeto de poluição ao meio ambiente.

Mas nas shopping bags o BYEPLASTIC torne-se um projeto de puro estilo e com valor positivo. Faz uso de um novo material, resultante do beneficiamento de plásticos reprocessados industriais e domésticos, como sacolas plásticas e embalagens diversas. Um trabalho em parceria com associações, cooperativas e pequenas recicladoras no Brasil que vai em direção à transformação dos materiais e à transformação social por meio do design.

É totalmente baseado em uma nova consciência; se deixarmos de usar produto virgem para reaproveitar em seu lugar, a quantidade de material plástico virgem utilizado no planeta diminui. É uma lógica simples: Não precisamos produzir novos plásticos, precisamos reinserir os que já temos novamente na cadeia de produção.

É um material sólido de difícil decomposição que em vez de poluir o rio, as terras e o oceano podem ser coletados em algum lugar e reprocessados. As sobras de sua fabricação também podem ser reaproveitadas e processadas. Faz parte de um novo ciclo, correto, consciente e que pode continuar fazendo sentido para a vida das pessoas.

A Concept Store Havaianas

A recém inaugurada Concept Store Havaianas, na Oscar Freire em São Paulo, é uma loja conceito (Flagship) que oferece experiências sensoriais, personalização de produtos e tecnologia nos atendimentos. Em outras palavras, este conceito mistura experiências físicas e digitais para uma experiência de imersão, fortalecendo conexões entre os consumidores e a marca.

A experiência do consumidor

O consumidor acessa a rastreabilidade (com impacto) da Shopping bag, tendo acesso a fotos de insumos, sua composição, jornada do produto (com mapa e linha do tempo) e as histórias que estão por trás do produto. Faz tudo isso sem precisar instalar nada, ou seja, uma experiência simples e rápida, ideal para quem quer saber mais, mas não quer perder muito tempo.

As vantagens para a marca que proporciona uma experiência focada em ESG é mostrar ao consumidor todo o seu comprometimento com a sustentabilidade e impacto social de sua cadeia de valor. Neste caso, há um grande comprometimento delas com a transparência e Economia Circular, bem como todas as pessoas que participam da cadeia de valor. O posicionamento e fortalecimento das marcas promovem fidelização de clientes e novas vendas.

Quer entregar uma experiência semelhante para o seu consumidor de forma compreensível, mas abrangente? Entre em contato e vamos juntos trabalhar nela! Aqui na eumostro falamos que “Quem faz, mostra!”