O consumidor brasileiro está cada vez atento às questões de consumo consciente, optando por compras ESG e de impacto. Neste contexto, entregar informações sobre as questões ambientais, sociais e de governança corporativa positivas no momento de decisão de compra é fundamental para a estratégia de posicionamento da sua marca. Entenda neste conteúdo o que são compras ESG e de impacto, como um novo conceito de capitalismo consciente.

O que é ESG?

O termo ESG (ASG, em português) é muito utilizado para representar as práticas empresariais (positivas e negativas) nos aspectos ambientais (E), sociais (S) e de governança (G) corporativa. No Brasil, este movimento vem ganhando cada vez mais importância, embora não seja novo, especialmente por conta da pandemia e crise social.

Para ficar mais claro, de acordo CFA Institute, a sigla tem o seguinte significado:

  • Environmental (E), ou Ambiental (em português): São as medidas da conservação do meio ambiente, incluindo os esforços relacionados à mudança climática, emissões de gases de efeito estufa (GEE), poluição, biodiversidade, gestão de resíduos e afluentes etc;
  • Social (S): São as medidas relacionadas às pessoas e sua relação com a empresa, como: satisfação do cliente, engajamento dos colaboradores, diversidade, relação com as comunidades onde a empresa se encontra, proteção de dados, relações de trabalhos etc;
  • Governança (G): São as medidas dos padrões de gestão de uma empresa que tratam da composição do conselho de administração, estruturas dos comitês de auditoria e fiscal, processos anticorrupção, ouvidoria, transparência das informações etc.

O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins (quem se importa vence, em português). Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

No entanto, antes disso, em 1994, John Elkington (considerado por muitos o “pai do ESG”) lançou o artigo “Towards the Sustainable Corporation: Win-Win-Win Business Strategies for Sustainable Development” (Rumo à Empresa Sustentável: Estratégias de Negócios Ganha-Ganha-Ganha para o Desenvolvimento Sustentável, em português) chamou a atenção sobre a necessidade de medir os impactos ambientais e sociais por meio do tempo “Triple Bottom Line” (Tripé da Sustentabilidade, em português). Mas, somente em 2020 (e agora, novamente, em 2021), com uma carta do presidente (Larry Fink) da maior gestora de ativos no mundo (BlackRock), reforçando a necessidade de compromissos ESG, que o termo deu um “boom”.

O que são compras ESG e de impacto?

As compras ESG e de impacto são aquelas que consideram os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa positivos no momento de decisão de compra. É um novo conceito de “capitalismo consciente”, onde cada um faz a sua parte. As empresas buscam impactar positivamente a sua cadeia de valor, atuando em todos os aspectos ESG, enquanto cabe aos consumidores fazer melhores escolhas, optando por consumir produtos e serviços destas marcas.

São exemplos de compras ESG e de impacto aquelas cujos insumos são de origem local e que atendem as legislações ambientais, trabalhistas e que impactam positivamente a comunidade onde os fornecedores estão. São os produtos que não fazem testes em animais, que utilizam materiais reciclados, dentro de uma economia circular. Cuja governança corporativa preza pela diversidade de seus colaboradores e lideranças, desenvolvendo atividades de inclusão social e combate a corrupção.

Enfim, importante destacar que a sustentabilidade já pesa na decisão de compra de brasileiros. É a vez do consumo consciente, ou seja, das compras ESG e de impacto.

Como você pode ajudar o consumidor na hora da decisão de compra?

É muito importante que a sua marca forneça as informações, no momento de decisão, para que seu consumidor faça compras ESG e de impacto. Com a eumostro a sua marca pode mostrar todo o impacto positivo que faz por trás do rótulo.

Com os selos de transparência ESG da eumostro você pode comunicar o seu posicionamento de forma simples e intuitiva, adicionando o selo em suas embalagens, webpage, lojas virtuais (e-commerce) e muito mais.