• Muito tem se falado desta sigla ultimamente, mas você sabe o que é ESG e por que ele é importante em nossas vidas?
  • A sigla ESG vem da abreviação, em inglês, de “Environment, Social, Governance”, que significa, no bom português, ASG (Ambiental, Social e Governança Corporativa).

Neste conteúdo, buscamos explicar com dados e números os motivos de você, tanto marca, quanto consumidor, buscar protagonismo neste tema.

As considerações sobre ESG são abrangentes e vão desde o impacto da mudança climática e emissão de carbono, até a igualdade de gênero e os direitos humanos. São aspectos que grande parte das organizações, não davam tanta importância (e visibilidade), mas que hoje, são estratégicas para o posicionamento de qualquer marca no mercado.

Seu consumidor se importa e quer conhecer o que você tem feito pelo planeta e pelas pessoas, se você não entregar o que ele busca, estará em desvantagem competitiva.

Os últimos anos foram marcados por uma pandemia global, agitação racial e civil e uma economia deprimida, gerou desemprego e um cenário político polarizado. As empresas, então, foram chamadas a protagonizar sobre esses temas pelos consumidores, ao invés de apenas estarem “ligadas no modo sobrevivência”. As que entenderam esta movimentação de mercado largaram na frente e estão se posicionando, junto ao seu consumidor, como “empresas do bem” e, com isso, angariando consumidores fiéis.

Por outro lado, assumir uma estratégia de trabalhar com mais ênfase a sustentabilidade, impacto social e governança, por exemplo, da rastreabilidade dos materiais, traz benefícios indiscutíveis para as organizações, independentemente do que pensam os seus consumidores. Quando as empresas optam, por exemplo, em melhorar o design de seus processos para acelerar sua transição para uma Economia Circular, estão buscando diminuir seus custos e riscos de aquisição de insumos primários que, nos últimos anos, vêm sofrendo aumentos (custos).

Ao cuidar das pessoas envolvidas na cadeia de valor da organização, sejam elas dos fornecedores, ou dos próprios colaboradores, as empresas estão criando um ecossistema mais “saudável” e “sustentável”, com menos riscos de fornecimento e rotatividade de seu quadro.

Por fim, quando cuidam da rastreabilidade de materiais, conseguem identificar falhas e gargalos, o que lhes dá a chance de melhorar processos e os tornar mais resilientes.

Para as organizações, gerenciar estas três dimensões (ESG), traz benefícios de curto, médio e longo prazo. Pode-se observar isso no gráfico abaixo, onde as empresas que optaram pelo ESG em sua estratégia, apresentaram um crescimento maior do que as demais.

Fonte: XP Investimentos.

Para sua marca

São inúmeros os fatores positivos que mostram porque você como marca, deveria prestar muita atenção em trabalhar essas ações e comunicá-las de forma eficiente (transparência ESG).

Por nós

Todos somos consumidores e ao ter acesso à informação ESG no momento da compra, faz com que a responsabilidade seja compartilhada, ou seja, nos dá a possibilidade de escolher, dentro do possível, produtos que trazem um impacto positivo para a sociedade e, por que não, para a economia local.

Do mesmo modo, no momento do pós consumo, quando estamos “cansados” do produto, ou precisamos descartá-lo, qual é a melhor e mais correta forma de fazê-lo? A transparência ESG também é receber essa informação das marcas que consumimos e, daí, seguir a orientação. 

É claro que tudo passa por uma educação e conscientização de ambos os lados, mas é importante ressaltar que as novas gerações já possuem esse “modus operandi” em seu DNA. Nosso papel enquanto eumostro neste ecossistema é conectar, tanto as organizações, quanto os consumidores para que, cada um, possa fazer seu papel.

Somos facilitadores

Nós desenvolvemos e entregamos a primeira plataforma de transparência ESG onde os gestores das marcas podem comunicar suas ações ambientais (E) e sociais (S), bem como registrar a rastreabilidade de materiais (G) para, assim, atrair e fidelizar consumidores e colaboradores, bem como desenvolver melhor a sua cadeia.

Para nós consumidores

Cabe a nós, enquanto consumidores, procurar as marcas com as causas que mais nos identificamos, em nossa plataforma online e analisar suas ações e origens optando por produtos que causam mais impacto positivo para a sociedade.

Caso a marca que deseja ver não esteja na eumostro, indique a nossa plataforma e peça para que a marca compartilhe suas ações ESG.

Somente com todos nós juntos, em ação, atingiremos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) postos pela ONU para o ano de 2030.

Lembre-se, não é pelas futuras gerações, ainda é por nós!

Eumostro