Neste conteúdo vamos apresentar os critérios do selo de transparência ESG da eumostro. Por isso é importante que você leia com muita atenção e entenda, tanto as regras, quanto a forma de pontuação do selo e com isso possa alcançar seus diferentes níveis.

O que é o selo de transparência ESG da eumostro?

Antes de mais nada, vamos deixar claro qual o objetivo do selo de transparência ESG da eumostro. O selo de transparência ESG da eumostro, nas modalidades bronze, prata e ouro, serve para comunicar, de forma simples e intuitiva, quão transparente a sua empresa está se posicionando na nossa plataforma. Não fazemos auditorias físicas, mas sim uma coleta e curadoria de informações digitais postadas na nossa plataforma.

É importante mencionar que, em nenhum momento, coloca-se a integridade da marca à prova. Novamente, o que fazemos é utilizar a tecnologia, aplicando critérios do selo de transparência ESG, para pontuar o nível de transparência ESG da sua marca na eumostro. Portanto, a participação da marca é voluntária e mediante assinatura do nosso serviço.

Entenda as regras do selo de transparência ESG

De moro geral, as regras do selo de transparência ESG da eumostro são as seguintes:

  • O nível dos selos serão revistos mensalmente;
  • Quanto mais você mostra, maior é sua pontuação;
  • As licenças e certificados podem ser: cartão CNPJ; licença ambiental; alvará municipal e certificados válidos;
  • Todas licenças postadas serão validadas pela equipe interna da eumostro;
  • Postar uma história “simples” é não associá-la a um indicador, projeto ou rastreabilidade (insumo ou serviço);
  • Os fornecedores (insumos ou serviços) farão as confirmações de fornecimento;
  • As denúncias poderão ser realizadas pelos usuários da plataforma, mediante botão de denúncia (nas histórias);
  • Toda denúncia será avaliada individualmente pela equipe interna da eumostro.
melhor selo de transparência ESG
Selos de transparência ESG da eumostro

Os níveis do selo de transparência ESG

O selo de transparência ESG é classificado em três níveis e obtidos conforme a pontuação apresentada:

NÍVELPONTOS
Bronzede 10 a 19
Pratade 20 a 29
Ourode 30 em diante
Tabela com os níveis do selo de transparência ESG da eumostro

Os critérios do selo de transparência ESG

Os critérios de pontuação do selo de transparência ESG são os que seguem:

ITEMPONTOSMÁXIMO
Certificado ou licença postada e válida39
Postar história “simples”28
Postar história associada a indicador e/ou projeto416
Postar história associada a serviço ou produto lastreado624
Denúncia de história indevida confirmada-10-30*
Tabela com os critérios do selo de transparência ESG da eumostro

* suspensão da conta.

Para deixar mais claro, vamos utilizar alguns exemplos:

Uma empresa, para cada certificado ou licença válida (i.e., verídica e dentro do prazo de validade) recebe 3pts, sendo que o teto a ser alcançado neste item é de 9pts. Somente com isso, por exemplo, a marca não consegue obter o selo bronze. No entanto, ao postar ao menos uma história a cada mês a marca chega a 11pts (9pts das certificações, mais 2 pontos de uma postagem simples), chegando no mínimo requerido para um selo bronze.

No entanto, para a marca subir para o nível prata precisará mostrar mais. Não conseguirá somente postando histórias “simples”, mas sim criar indicadores e/ou projetos e associar as histórias a eles. Isto para que a empresa possa mostrar um maior comprometimento com as ações ESG, especialmente buscando desenvolver indicadores e projetos que comuniquem suas ações para com estes três pilares.

Por fim, para chegar ao último nível de transparência ESG, é preciso que a marca apresente um lastro ESG, i.e., não apenas ela mostra suas ações, mas também seus fornecedores e elos da cadeia validam. É preciso, então, associar as histórias a estes lastros e com isso chega-se a um maior nível de transparência.

As avaliações são realizadas mensalmente e, portanto, a sua marca pode ser prata em um mês, mas no seguinte passar para bronze, ou vice-versa. Por isso, é importante você continuar mostrando e sendo transparente sobre suas ações ESG.

Como tratamos as denúncias

As denúncias são realizadas pelos usuários da plataforma eumostro. Como toda comunidade, espera-se que os gestores das marcas tenham clareza do seu papel e importância ao postar uma histórias. Assim, buscando uma auto regulação, os usuários são convidados a fazer denúncias (anônimas) sobre o que foi mostrado, se não condiz a uma ação ESG ou se contém material impróprio. Quando isso é feito, a equipe da eumostro faz a verificação e, caso constatado, a marca tem a história removida e, repetindo-se o ocorrido de forma contínua, a conta pode ser suspensa.

Sempre há o que melhorar

Estes critérios estão em constante revisão, ou seja, a equipe da eumostro poderá alterá-los na medida que o entendimento do mercado e uso na plataforma for ocorrendo. É importante que as alteração serão devidamente comunicadas.

Caso você tenha uma sugestão ou crítica, não hesite em fale conosco, pois é importante que essa construção ocorra com o maior número de entidades possível.

Nossa contribuição, como plataforma tecnológica, é entregar ao mercado uma inovação na forma de comunicar as ações relacionadas a questões ambientais, sociais e governança corporativa das marcas. Queremos simplificar e aproximar as marcas dos consumidores em torno do ESG em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Convivamos todos a contribuir!!