• Entenda a importância do profissional de marketing nesse novo momento de comunicar políticas e resultados ESG de forma relevante e transparente para as empresas.

Na última década, ESG ganhou destaque, tornou-se foco no mundo dos negócios, principalmente através do setor financeiro e com a pandemia veio a tona com o debate de que um grave desequilíbrio ecológico ocorreu, por isso precisamos rever níveis de consumo, produção em larga escala e responsabilidade ambiental.

Na outra ponta, o comportamento do consumidor e do investidor mudou, segundo o Instituto Morgan Stanley, 86% dos millennials estão interessados em investimentos sustentáveis, e outra pesquisa de consumidores realizada pela Union + Webster aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e ainda, 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Diante desses dados podemos presumir que empresas que tem voltado seus esforços para práticas ESG estão no caminho de gerar impactos positivos e também fidelizar o seu consumidor.

Sabendo de todos esses pontos importantes à respeito de ESG , torna-se inevitável, necessário, essencial (estamos reforçando propositalmente) que os profissionais de marketing se posicionem dentro das empresas e entendam que esse é o momento de também serem guardiões das melhores práticas de governança, relações éticas e posicionamento que vai além de como vender, mas sim tornar o negócio sustentável.

Como o ESG pode tornar sua marca relevante

Estamos em um mundo mergulhado de notícias 24 horas por dia e mídia social, segundo o relatório publicado pela Hootsuite os usuários já ultrapassam a marca de 3,8 bilhões de usuários. As empresas e marcas estão sob constantemente processo de seleção desse público, desde a escolha dos seus próximos investimentos até as mais variadas informações sobre como se posicionam em relação à sociedade e ao planeta.

Entendemos que essa ideia de sustentabilidade não seja nova, somos estimulados desde criança a ter pequenas atitudes de impacto positivo, por exemplo, não demorar no banho, não desperdiçar comida e agora com o crescimento do ESG vemos em proporções muito maiores a importância de incorporar esforços, estratégias e relatórios nos modelos de negócios. Concentrar esforços de marketing em comunicar essa ações e estratégias de sustentabilidade, contar as histórias por trás de cada rótulo de maneira, simples e transparente torna sua marca relevante e gera vantagem competitiva sobre as demais.

Algumas ideias sobre por onde começar:

  1. Selecione projetos que tenham relação com sua marca

Conforme mencionado no começo desse post, estamos em mundo onde estamos conectados 24h por dia, as empresas estão sob esse “holofote” digital e os consumidores tem esse poder na mão de verificar se suas ações de marketing são verdadeiras ou greenwashing (em inglês, lavagem verde).
Onara Lima, diretora de sustentabilidade da Ambipar reforçou em uma entrevista concebida ao canal ESG de A a Z : “Não basta falar. É preciso praticar e materializar com atitudes o discurso”.

  1. Explore os valores da marca

Os valores representam aquilo que a empresa acredita, que é inegociável.
Por isso é muito importante ao definir esses valores, comunicar as perspectivas e esforços ESG.
Sem utopias de que teremos modelos de negócios perfeitos nesse sentido, mas sim responsáveis e convictos de que esse é um caminho que conecta responsabilidades socioambientais, nenhum desses valores devem ser inseridos sem justificativa e veracidade.

  1. Simplifique sua mensagem

A tendência é que o público esteja cada vez mais engajado em conhecer todas as frentes que abrange o ESG, mas espera-se que o profissional de marketing tome a frente desse desafio que é desmistificar a mensagem das questões sustentáveis, transformar a linguagem técnica em um diálogo de fácil entendimento para todo o público.
Com certeza é um assunto que exige muitas explicações e consequentemente gera dúvidas, por isso a necessidade de comunicar de maneira simples e com muita transparência.

Além das “paredes” do marketing

Todos esses esforços mencionados de marketing ESG devem ultrapassar as paredes desse departamento na empresa, devem ir além dos posts no blog e redes sociais, deve envolver os colaboradores em uma forte cultura de sustentabilidade corporativa, mostrar e engajar os mesmos nas campanhas de ESG, toda essa sinergia constrói valores internos e lealdade.
Além disso, mostrar na prática essas ações internamente, também conscientiza de que o sucesso dessas ações promovidas acontecem por meio da união de todos os setores.

Sabe aquela frase “diga com quem tu andas que eu direi quem tu és”?
Proponha parcerias com empresas que compartilham da mesma ideia em difundir o ESG, espalhar impactos positivos e construir uma boa reputação de forma transparente em seus processos.
Essas conexões são importantes para fortalecer todas as empresas, marcas e fornecedores.
A longo prazo, apostar em ações diferenciadas e comunicar ESG, gera vantagens competitivas, aumenta a confiança dos stakeholders , mostra que sua estratégia não esta engessada, mas segue com resiliência e organização.

A plataforma ESG eumostro consegue ajudar os profissionais de marketing nessa estratégia?

Com certeza! 🚀📊

Somos uma plataforma tecnológica ESG que conecta as marcas e consumidores para que, juntos, gerem experiências relevantes, impacto socioambiental e inteligência para inovação.

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