Quantas vezes você já escutou a comparação de que empresas podem ser comparadas com o funcionamento do corpo humano? Devida à forma síncrona que os “órgãos internos” se comportam dentro dessa instituição para que o produto final seja entregue ao consumidor. Quando unimos o marketing e ESG, o ESG deve estar no cérebro da sua empresa.

Um exemplo resumido:

O departamento de suprimentos é responsável por realizar pedidos de insumos e matérias-primas com parceiros selecionados, mas é o setor de compras que identifica as melhores oportunidades de negociações, preços, condições de pagamento e prazos de entrega. Se avançarmos um pouco mais nessa cadeia, teremos esses insumos na produção, fabricação, lançamento de produtos através do departamento de marketing…. Poderíamos ainda citar vários outros departamentos envolvidos.

Mas, qual destes equivale ao cérebro da empresa?

Segundo nossa head de marketing, Camila Karpinski podemos considerar que o cérebro de uma empresa pode ser o departamento de marketing. Camila sempre diz:

“O nosso cérebro possui o lado lógico e da criatividade, exatamente como acontece no departamento de marketing. Somos levados para o lado lógico quando precisamos analisar dados, processar resultados e ser objetivos na resolução dos problemas, mas também com o lado da criatividade sempre em movimento nas ações para o consumidor, muitas dessas vezes, haja criatividade para orçamento x ações a serem produzidas, criatividade nas sugestões das estratégias criativas de preço ou de distribuição dos produtos”

Camila Karpinski, head de marketing da eumostro

Além desses pontos, a Cami ainda ressaltou que em grande parte das empresas a sala do marketing é geralmente onde as pessoas chegam, tomam um cafezinho, contam como estão as vendas, o que estão sentindo do mercado, mas também chegam curiosos para saber sobre as novas tendências desses mesmos segmentos.

É aqui que a nossa conversa sobre ESG e o cérebro de sua empresa devem se cruzar

Seja qual for a maturidade em que se encontra sua estratégia de ESG é importante que todos os pontos estejam alinhados com o seu time de marketing. Entendemos a importância sobre os demais setores estar envolvidos, mas optamos por nesse post, especificamente, te mostrar a importância do seu time de marketing alinhado e engajado na sua estratégia de ESG.

Puxar essa conversa de estratégia ESG com seu time de marketing é colocar o cérebro da sua empresa para trazer a visão holística tanto a curto quanto a longo prazo.

Listamos abaixo 4 (dos muitos) motivos para você marcar agora uma reunião com seu time de marketing e debater como podem avançar juntos com o ESG de sua empresa:

Realizam estudos de mercado sobre como o seu público enxerga esse novo cenário em relação a preocupação com as questões ambientais e sociais, principalmente estar atentos em trazer informações sobre as críticas de como está a presença ou ausência dessas ações realizadas por sua empresa.

Insights de qualidade para que o ESG em sua empresa não seja apenas uma “nova roupagem”, mas sim um compromisso com a estratégia como um todo. Branding, códigos, políticas e planos alinhados em uma só comunicação.

Endomarketing é a modalidade do marketing que foca nos seus colaboradores, é a parte da sua empresa que está inclusa no seu “S” do ESG. Converse com seu time de marketing sobre um planejamento para engajar sua estratégia ESG principalmente dos seus colaboradores, pois a primeira conexão com o propósito deve vir de dentro de “casa”.

Crescer juntos, pois entendemos que você ainda possa não ter muita proximidade com o tema, tudo isso pode parecer uma sopa de letrinhas. Mas deixando as letrinhas de lado, estamos falando de trabalho e aprendizado constante! Será uma construção “a quatro mãos” junto com seu departamento de marketing para que os resultados dessa trajetória são tangíveis e comecem a ser reconhecidos.

Trabalhar em conjunto com o seu departamento de marketing é mostrar estar disposto

Em não apenas chegar na reunião de briefing e passar as suas narrativas, mas a cumprir com o “G” do ESG.
Entenda que uma das formas como a governança se define é através do conjunto de ações que adota para fortalecer a cultura da empresa e o controle dos processos internos, mas sempre mantendo sua responsabilidade, ética e compliance, dessa forma você evita práticas desleais, posturas inadequadas, fraudes e até corrupção.

A eumostro vem para ajudar a potencializar o cérebro da sua empresa

A nossa plataforma ESG consegue ajudar os profissionais de marketing nessa estratégia, ao mostrar que as ações da sua empresa não é apenas mais uma bela história no meio do discurso de tantas outras, mas sim,  uma bela história comprovada através de tecnologia blockchain, inserções de provas sociais como vídeos e fotos e indicadores.