Estamos na era da visibilidade radical e, se você não sabe o que é transparência ESG e como ela deve estar em sua estratégia de negócio, é bom ficar atento.

A sigla ESG vem da abreviação, em inglês, de “Environment, Social, Governance”, se tornando recorrente no vocabulário de executivos, investidores e, até mesmo, de colaboradores de grandes empresas. Trata-se da incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança do universo corporativo na cadeia de valor das marcas. A transparência ESG, então, é comunicar, de forma efetiva, essas ações a todos os atores, como nós, consumidores, para que conheçamos os produtos que consumimos e possamos fazer, assim, melhores escolhas não apenas por nós, mas para o planeta.

A tendência de maior transparência ESG das marcas já vinha se consolidando antes da crise causada pela Pandemia do Covid-19. Tanto que a Accenture, em 2018, publicou um estudo chamado “From me to we: The rise of the purpose-led brand” que revela que 83% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de empresas que se posicionam em relação a causas alinhadas a seus valores e crenças pessoais – e dispensam as que preferem se manter neutras. Provavelmente, esses dados agora em 2021 já tenham aumentado positivamente.

2021 marca a era da visibilidade radical para o consumidor

O ano de 2021 marca a “era da visibilidade radical”, onde a tecnologia e a mídia deram aos indivíduos o poder de defender suas opiniões e crenças em grande escala – e esse poder está se refletido em tudo. Você o vê, desde o engajamento às “causas”, até a crescente intolerância por “notícias falsas”.

Entender isso daqui para frente será fundamental para a estratégia da sua marca, pois este movimento está se infiltrando em todos os aspectos da vida das pessoas, incluindo suas decisões de compra.

Para se ter uma melhor ideia sobre isso, é só verificar o aumento de buscas a palavra “ESG” no Google Trends.

Fonte: https://trends.google.com.br/ (abril, 2021)

Quanto maior a transparência, maior confiança

É importante pontuar que esta transparência (ou falta de) impacta diretamente na confiança do consumidor e, consequentemente, sobre as marcas que consomem. É o que revela a pesquisa “In Brands WeTrust 2019”, realizada pela agência global de relações públicas Edelman. Entre os destaques, a pesquisa aponta que 91% dos consumidores brasileiros classificam como “essencial” ou “fator decisivo” confiar que a marca “fará o que é certo”, bem acima da média mundial, de 81%. Estes números, por si só, já servem como alertas para a tomada de ações por parte dos executivos de qualquer negócio.

E os empresários brasileiros são os que mais acreditam no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios. Foi o que mostrou a pesquisa global conduzida pela consultoria Grant Thornton. Nela, 70,8% dos entrevistados disseram achar que a sustentabilidade terá um impacto financeiro líquido positivo em seus negócios, enquanto globalmente esse índice ficou em apenas 47,6%.

É hora de agir e começar a mostrar

Com a eumostro você começa a mostrar ao mercado e, por que não, aos próprios colaboradores da sua empresa, todo impacto e ações sustentáveis envolvidas em sua cadeia de valor. O consumidor, na maioria das vezes, não fica sabendo de tudo o que sua marca faz pela sociedade e, conforme os dados comprovam, está na hora de mudar isso. É importante estabelecer um canal de comunicação exclusivo ESG, onde toda a informação de origem dos produtos, histórias por trás do rótulo e indicadores ESG ficam organizados e disponíveis, de forma simples, a quem quiser conferir. A plataforma ainda conta com o protocolo de confiança blockchain que ajuda, ainda mais, a dar credibilidade às informações disponibilizadas ao consumidor.

Mas, se mesmo assim, você acha que ainda não é hora de começar a entregar mais transparência ESG para o seu consumidor, por ainda faltar uma coisa ou outra, é aí que você se engana. Para o consumidor o importante é você começar. Ninguém é perfeito e nenhuma marca também. Busque mostrar os seus pontos fortes e, nos fracos, metas de melhorias. O seu consumidor vai gostar e acompanhar o seu desenvolvimento. O resultado é maior fidelidade, engajamento e, consequentemente, maior receita. Aproveite e faça a sua conta gratuita agora mesmo e comece a usufruir de todos os benefícios da transparência ESG!