Quando se trata de transparência do seu impacto na cadeia de valor da sua empresa, certamente você precisa da melhor forma de mostrar indicadores ESG. O tema é extremamente relevante, pois estes indicadores ESG estão diretamente ligados às ações da empresa nos temas Ambientais (E), Sociais (S) e de Governança (G) corporativa. Mas o jeito que eles são comunica é realmente efetivo?

O que são indicadores ESG?

Os indicadores ESG são métricas utilizadas para quantificar, e qualificar, as ações das empresas nas questões Ambientais (E), Sociais (S) e de Governança (G) corporativa. São compromissos assumidos pelas empresas em questões sensíveis, como emissão de carbono, tratamento de resíduos, famílias impactadas e diversidade no quadro das empresas (somente para citar alguns). Há inúmeros indicadores e a empresa precisa entender quais fazem mais sentido para o seu negócio.

No ESG são trabalhados as três dimensões:

  • Ambiental (E): indicadores relacionados ao cuidado com o meio ambiente, ou sustentabilidade ambiental, incluindo esforços relacionados a mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa (GEE), poluição, biodiversidade, gestão de resíduos e afluentes etc;
  • Social (S): indicadores relacionados às pessoas e seu relacionamento com a empresa, tais como: satisfação do cliente, engajamento dos funcionários, diversidade, relacionamento com as comunidades onde a empresa está inserida, proteção de dados, relações de trabalho etc;
  • Governança (G): indicadores relacionados aos padrões de gestão da empresa que tratam da composição do conselho de administração, estruturas dos comitês de auditoria e fiscal, processos anticorrupção, ouvidoria, transparência de informações etc.

O objetivo do indicador ESG é ser uma forma simples e direta de “medir” como estão sendo endereçadas às praticas relacionadas ao meio ambiente, sociais e governança na cadeia de valor. Como todo indicador, é uma forma de gestão. A importância de se definir (e medir) os indicadores ESG da sua empresa visa dar um “norte” ao time de desenvolvimento de projetos, pois a direção desenvolve “metas” e ações para cada indicador.

Como os indicadores são comunicados hoje?

O mercado está cada vez mais de olho nos indicadores ESG das empresas, por isso é muito importante você buscar a melhor forma de mostrá-los. No entanto, a forma mais comum de comunicá-los é por meio dos Relatórios de Sustentabilidade das empresas. São longos arquivos PDF que, infelizmente, poucos acessam e se debruçam sobre os valores apresentados. Em suma, descobrir os indicadores de uma marca é muito trababhoso para os investidores e, seguramente, pouco acessível para os consumidores.

Na questão de investimento a Bolsa de Valores do Brasil (B3), em 2005, lançou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para comunicar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. O Sistema B trabalha muito bem os indicadores em todas as esferas do ESG, dando um excelente direcionamento para as empresas.

A melhor forma de mostrar indicadores ESG

A eumostro traz para o mercado uma forma totalmente inovadora de comunicar os indicadores ESG, especialmente para o consumidor. Na plataforma o consumidor encontra, dentro do perfil de cada marca, seus indicadores apresentados de forma simples e intuitiva. A inovação acontece também na forma de como a marca se relaciona com o mercado nos indicadores, pois é possível receber “feedback” (“likes” e comentários) que ajudam as marcas a entender o direcionamento das suas ações.

É possível também associar uma história com o indicador, ou seja, correlacionar uma ação ou impacto diretamente com o indicador que está sendo trabalhado. Em tratando-se de transparência ESG, é a melhor forma da marca mostrar que não é apenas marketing, mas que está trabalhando ativamente nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Inclusive, para a marca obter o selo de transparência ESG prata, é preciso que ela associe as histórias a indicadores ou projetos relacionados.

Enfim, com a eumostro você vai realmente comunicar ao mercado seus indicadores ESG, entregando confiança, transparência e trazendo engajamento para sua marca. Fale conosco!