Mostrar todo impacto positivo da sua marca faz bem, não só para a sociedade como um todo, mas também para a sustentabilidade financeira da sua empresa. Para quem acompanha o nosso blog, isto já não é novidade, pois mostramos que cada vez mais as marcas de Bem Social, ou “Social Good”, em inglês, tem se destacado positivamente no mercado. Mas será que tudo o bem social que você faz é percebido ou valorizado?

Na maioria das vezes as pessoas nem ficam sabendo

Te convidamos a fazer uma pesquisa rápida com os colaboradores da sua empresa ou círculo de amizades. Pergunte se conhecem as ações de impacto social, ambiental e governança que a sua marca fez e faz. Se conhecem as causas que você defende. Se conhecem as certificações (geralmente muito difíceis e custosas para conseguir e que só você e o auditor tem conhecimento de todo trabalho que dá para manter). E todas aquelas ações sociais feitas durante esse momento delicado de combate ao COVID-19.

O resultado é que, para a grande maioria, será desconhecimento. É a chamada “falta de percepção de transparência das marcas”. A FUTERRA publicou um estudo chamado The Honest Product que mostra exatamente isso. Nele é apontado que 55% dos consumidores demandam mais informações sobre o social, saúde, meio ambiente e segurança. Por outro lado, esse mesmo estudo mostra que 86% dos gestores acreditam que já estão entregando isso. Mas por que isso ocorre?

As informações ESG estão pulverizadas na rede

Quantas vezes você já entrou em um website de uma marca, procurou e baixou o PDF com o relatório de sustentabilidade e leu. Aposto que, se nunca, poucas vezes. Imagina um consumidor ou colaborador que tem “mil e uma coisas na cabeça”. Você pode ter visto um post no LinkedIn, ou no Instagram da marca, ou até mesmo um recorte no jornal ou menção em alguma embalagem.

O que percebemos é que, por estas informações não estarem “na mão”, são tidas, muitas vezes, como inexistentes pelos consumidores comuns. Os gestores acreditam que entregam, pois entregam isso nestes canais, porém quem acessa? Quando acessam?

Mostrar todo o impacto positivo da sua marca faz bem

Nós, sobretudo os brasileiros, precisamos de bons exemplos. Precisamos ver que há um sentido para as coisas. Que as marcas estão fazendo seu papel quando, muitas vezes, o governo não está. Isso faz bem não só para a “para a alma”, mas também para o bolso.

O relatório anual Edelman Trust Barometer 2020, apontou que para 81% dos brasileiros, o impacto das marcas na sociedade importa. O que isso quer dizer? Que são seus consumidores querendo consumir de marcas de impacto, porém você não está entregando isso. Caso não tenha percebido esse ponto como estratégia de negócio, acredito que precisa rever seus conceitos, pois nesta nova economia, especialmente pós-Pandemia, marcas com propósito estão cada vez mais em evidência.

No recente relatório Edelman Trust Barometer 2021, para 90% dos brasileiros (sim, quase todos consultados na pesquisa), espera-se que os CEOs se manifestem publicamente sobre temas como o impacto da pandemia, a automação do trabalho e problemas sociais e da comunidade local.

A eumostro vai te ajudar a mostrar seu impacto positivo

A eumostro é uma plataforma tecnológica voltada para transparência ESG das marcas. Nela você vai poder contar as histórias por trás do “rótulo”, ou da marca, se preferir, mostrando todo o impacto positivo associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Princípios do Pacto Global (PG) ou causas que apoia.

Com as histórias vamos ajudar a tornar:

  • sua venda com impacto;
  • seu e-commerce com impacto;
  • seu onboarding de novos colaboradores com impacto;
  • sua origem de produtos com impacto.

e muito mais.

Com a eumostro você conta as histórias de impacto da sua cadeia de valor de forma organizada e onde pode coletar as percepções de seus clientes, colaboradores, parceiros e investidores. Eles, ao visitarem o seu perfil, seja no momento de decisão de compra (e-commerce), descarte de um produto (via QR-CODE) ou até mesmo via convite, vai encontrar tudo lá.

Se mostrar todo o impacto positivo da sua marca faz bem, considere usar a eumostro para te ajudar neste processo. Certamente sua percepção de transparência ESG lhe trará bons frutos.